25
Mai 09

 

Nome: Francisco dos Santos Cotovio
Data de nascimento: 30 de Maio de 1930
Naturalidade: Cafede
Residência: Castelo Branco
Profissão: Barbeiro (reformado)
 
Naquele dia 25 de Abril de 1974, a televisão e a telefonia, tudo a alta voz, gritavam “Revolução! Fim à ditadura”.
No meu estabelecimento de barbearia, não se falava de outra coisa.
Com o 25 de Abril, terminou o regime de ditadura e veio a democracia; Todos nós ficámos surpreendidos com estas notícias, pois nunca tínhamos ouvido falar destes assuntos.
Com a democracia, muita coisa mudou:
Regressaram os que se tinham ausentado do país por não concordarem com as leis impostas pelo governo e que tiveram de ir para outros países e viver lá, longe das suas famílias. Voltaram depois do 25 de Abril, quando sentiram que já não seriam castigados se voltassem à sua terra.
Os grandes milionários perderam a voz da arrogância, porque só eles queriam mandar. Os proprietários abastados das grandes propriedades perderam o privilégio de quererem tudo para eles.
O novo regime, ou seja, a democracia, veio dividir mais os bens e os lucros foram mais divididos por quem trabalhava e os novos governos estabeleceram o ordenado mínimo.
O povo também ajudou e não entrou em guerra.
O povo comum falava em votar, coisa que muitos nunca tinham ouvido falar, mesmo pessoas de uma certa idade já avançada não sabiam o que era votar.
Também se formaram os partidos políticos que muitas pessoas nem sabiam o que eram! Havia uma grande confusão entre as pessoas, porque o que para uns partidos estava bem, para outros estava mal. Por isso, cada um dava a sua opinião e todos achavam que tinham razão. Esta foi uma grande mudança, porque antes do 25 de Abril não havia liberdade para cada um dizer ou expressar as suas ideias e as suas opiniões, nem as pessoas se podiam juntar, nem fazer reuniões, porque isso era contra a lei;
Também os jornais passaram a poder publicar livremente as notícias que achassem melhor, sem estarem sujeitos à censura.
 
Pedro Costa
 

 

publicado por projecto9b às 23:20

Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
15
16

19
22
23

27
28
29



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO