24
Mai 09

O meu tio João tinha 17 anos e frequentava na época, o 6º ano do liceu, quando se deu o 25 de Abril, ele nos vais dizer o seu testemunho:

 

«Tive conhecimento do que se estava a acontecer através do meu professor que na manhã de 25 Abril entrou eufórico pela sala de aula com um rádio a pilhas de baixo do braço.

Durante a aula, íamos ouvindo as notícias que consistiam na divulgação dos factos acontecidos e perspectivas daquilo que iria acontecer. E o que é que acontecera?

Durante a madrugada e depois de terem sido dados sinais, via rádio, as músicas, “Grândola Vila Morena” e “Depois do Adeus”, um grupo de militares. Chefiados pelos denominados Capitães de Abril, marcharam sobre Lisboa com o objectivo de revolucionar o país, necessitando, para isso, de derrubar a ditadura fascista. Com a tomada da rádio, da televisão e do Quartel do Carmo, os Capitães de Abril anunciam ao povo português e ao mundo que a ditadura caíra, que iria haver democracia, liberdade, igualdade de oportunidades e que a Guerra Colonial terminaria.

Vivi o 25 de Abril de 1974 e os dias, meses e anos subsequentes, com muita alegria e esperança de um futuro melhor, quer para nós portugueses, quer para o mundo. Com este passo histórico, senti e notei que, sobretudo os outros países europeus, nos começaram a ver com outros olhos e a vida dos portugueses em geral melhorou em muitos aspectos. Verifiquei também que, nestes primeiros momentos da Revolução, os apelos à união, à concórdia e à junção de esforços e ideias eram constantes. Com muito entusiasmo, participei em manifestações, comícios e sessões de esclarecimento, dinamizados por partidos políticos diferentes. Gostava de os ouvir a quase todos.

O 25 de Abril não me apanhou de surpresa. Aquilo que aconteceu já era esperado por mim e por muitos outros. Foi naquele dia, mas poderia ter acontecido antes ou viria a acontecer mais tarde. No meio de tudo isto, surpreendeu-me sim a forma ordeira e sensata como decorreram os factos.»

  

Fig.1- Os jovens em manifestação.

João André

publicado por projecto9b às 12:01

Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
15
16

19
22
23

27
28
29



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO