12
Mai 09

             Esta história foi-me contada pelo meu padrasto, Manuel Ferreira, que viveu mo lugar Lourosa, antes e depois do 25 de Abril e que assistiu às diferenças de antes e depois do 25 de Abril:

 

 

«No tempo do 25 de Abril, os meus pais trabalhavam em fábricas, mas logo que saíam da fábrica iam para o trabalho do campo, de onde faziam a nossa alimentação.

            Eu, juntamente com os meus irmãos, íamos à escola e, logo que voltávamos a casa, íamos a ajudar os nossos pais no trabalho do campo.

            Antes do 25 de Abril, o transporte mais utilizado e o transporte que quase sempre utilizava para ir para a escola era a bicicleta.

            Neste tempo, havia pouca liberdade. Entre outras coisas, por exemplo, as pessoas não podiam falar mal sobre o governo, porque, se eram ouvidos, eram presos pela PIDE e iam para uns fortes que existiam na altura onde as pessoas eram torturadas.

Em relação ao namoro, também não havia muita liberdade. Eu ainda me lembro da primeira namorada que tive, em que nós tínhamos de namorar às escondidas, pois, se éramos apanhados, éramos castigados. Nesta altura, as pessoas que se quisessem casar já tinham de namorar há bastante tempo e o rapaz tinha que ir falar com os pais da rapariga e pedir-lhes a mão da filha. Mas depois do 25 de Abril, os tempos passaram a ser outros. As pessoas já podiam namorar à vontade.

            Realmente, eu vivi as diferenças de antes e depois do 25 de Abril. Eu posso-vos dizer que, depois do 25 de Abril, a vida mudou muito, foi como se tivéssemos mudado de era… passou a haver mais liberdade de expressão, entre outras coisas.»

 

Ivo Oliveira

publicado por projecto9b às 15:17

Olá Ivo!
Descobri o seu blogue por acaso . É de louvar a iniciativa em dar a conhecer a cultura e a realidade do Portugal profundo. Eu também procuro fazer algo semelhante com o blogue das Aldeias Históricas de Portugal.

Mas como Portugal não se resume apenas à beleza existente nestas aldeias, estou a dinamizar uma blogagem colectiva sobre "A aldeia da minha vida" para os dias 9 e 10 de Junho, a propósito das comemorações do dia de Portugal.

Haverá um prémio para a melhor postagem .
Venho por este meio convidá-lo a participar para dar a conhecer a sua aldeia ou localidade que entenda merecer divulgação e visibilidade.

Para participar basta seguir os passos presentes no blogue da aldeiadaminhavida ".

Conto com a sua participação!

Um abraço, Susana
aldeiashistoricasdeportugal a 27 de Maio de 2009 às 11:42

Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
15
16

19
22
23

27
28
29



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO